domingo, 2 de outubro de 2011

1° Congresso Brasileiro de Negócios da Moda

Esse encontro no Parque Lage reunirá pesquisadores com trabalhos sérios desenvolvidos na área de moda como: negócios, empreendedorismo e estudos sobre o consumo.

Conheço alguns trabalhos publicados de parte do corpo do evento, como o das professoras Nízia Villaça e Lívia Barbosa e do professor Cláudio Magalhães. Em minha pesquisa para o pré projeto de Mestrado acabei sempre me esbarrando com artigos e livros desses pesquisadores, que na minha opinião, são referência em estudos sobre  sociedade e cultura no contexto de Moda.

Só senti falta de alguns outros nomes de pesquisadores aqui do Rio de Janeiro, principalmente da linha do Barthes.Aproveito também para colocar que fico um pouco triste, pois acho que andam esquecendo a querida jornalista de moda a Gilda Chatagnier! Ela é uma enciclopédia ambulante da moda e (acho) está sendo mal aproveitada pelas instituições de ensino aqui no Rio de Janeiro. Infelizmente o nosso país não valoriza os mais experientes, mas isso é um desabafo que faço não em relação ao Congresso, e sim pelo que sabemos das Escolas de moda aqui da cidade.

A iniciativa está de parabéns e espero que fomente outras ações que relacionem esse campo tão presente nas nossas vidas com outras pesquisas - e que contribua para o desenvolvimento de profissionais mais preparados para os novos desafios do mercado: em eterna transformação.



Hora
quarta às 16:00 - 06 de outubro às 22:00

Localização
EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Jardim Botânico, 414
Rio de Janeiro, Brazil

Criado por

Mais informações
Uma imersão nas principais ferramentas para a gestão de marcas!

A moda brasileira é um grande negócio, que merece ser desenvolvido num fórum que reúna a pesquisa e a prática. Para isso, foi criado o Congresso Brasileiro de Negócios da Moda, que em sua primeira edição terá como tema de estudo a Gestão de Marcas, e reunirá alguns dos principais pesquisadores e empresários do setor. Por meio da troca dos conhecimentos e das experiências de quem faz (profissionais e gestores das marcas) e de quem pensa moda (pesquisadores, estudiosos), os participantes terão exemplos e idéias de como tornar suas empresas e o setor mais forte e mais competitivo.

Este é o primeiro evento com realização do I-Moda, Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Moda, que conta com uma Comissão de Trabalho especificamente qualificada, composta por profissionais docentes e pesquisadores com os encargos de estimular, produzir e disseminar informações e conhecimentos através de ações que objetivam o fortalecimento, valorização e visibilidade social, econômica e cultural da moda brasileira.

Dias 5 e 6 de outubro de 2011
Das 16 às 22 horas
Parque Lage – Rua Jardim Botânico 414
Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: http://tinyurl.com/congressoibmoda
Informações (11) 2528-8996 e (47)32222376

PROGRAMA

1o. painel (05/10 - 16h00)

Moda como Fenômeno Cultural e seu entorno

Pesquisadores e acadêmicos das áreas de cultura, sociologia, antropologia entre outras, para falarem sobre a Moda, com uma abordagem provocativa.

Convidados:

Professora Dra. Nízia Villaça - Professora Titular da ECO/UFRJ; Pós-Doutorado em Antropologia Cultural (Paris V, Sorbonne); Doutorado em Teoria Literária (UFRJ); Pesquisadora do CNPq e da FAPERJ; Coordenadora do grupo de pesquisa ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais; Membro da pós-graduação da Escola de Comunicação e do Programa Mídia e Mediações; autora de vários livros e artigos, entre os mais recentes “A edição do corpo: tecnociência, artes e moda”; Mixologias: comunicação e o consumo da cultura”

Dr. Barbara Szaniecki (UERJ/RJ). Graduada em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure dês Arts Décoratifs, mestre e doutora em Design pela PUC/RJ. Tem ampla experiência prática na área de Design. Atualmente é co-editora das revistas Lugar Comum, Global/Brasil e Multitudes. É autora do livro Estética da Multidão

Profa. Dr. Lívia Barbosa (UFF/RJ). Graduada em Museologia plea Museu Histórico Nacional, Ciências Sociais (UERP), mestre em Ciências Sociais pela University of Chicago, doutora em Antropologia Social (UFRJ), pós-doutorada pela Universidade de Tóquio e pela Museu Nacional (UFRJ). Atualmente é Diretora do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing e Professora do departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal Fluminense

Coordenação de mesa: Profo. Dr. Giuseppe Cocco (UFRJ/RJ). Graduado em Sciences Politiques (Universite de Paris), Scienze Politiche (Università degli Studi di Padova), mestre e doutor em Science Techologie ET Societé - Conservatoire National des Arts ET Métiers e em História Social - Université de Paris. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Pós-Graduação da Escola de Comunicação e do Programa em Ciência de Informação (Facc-Ibict). Editor das revistas Global Brasil, Lugar Comum e Multitudes.

2o. painel (05/10 - 19h00)

Memória da Moda: construindo valores para a identidade da marca
Exposições em torno da Memória enquanto prática museológica e como variável estratégica empresarial.

Convidados:

Luiza Marcier -Museu da Moda. Coordenadora do Projeto do Museu da Moda (RJ) na Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Estilista, tem sua marca A Colecionadora e é sócia da Bairro Estamparia. Graduada em Design (UERJ) e pós graduada pelo IBModa. Professora do curso de Design da PUC/RJ.


Lucia Acar - Caso Instituto Zuzu Angel. Membro do Conselho do Instituto Zuzu Angel, professora e pesquisadora no curso de Design de Moda IZA/UNESA, onde desenvolve projetos acadêmicos na área de Estética, Design e Sustentabilidade. Doutoranda em Sociologia, no IUPERJ e Mestre em Ciência da Arte - UFF. Membro do Comite de Honra do Design Latinoamericano e do Comite Editorial da Faculdade de Comunicação e Design da Universidade de Palermo, em Buenos Aires, Participa como membro da ACLAL – Academia de Letras Lusófonas de Lisboa e integra o Foro de Escuelas de Diseño em Palermo desde sua fundação.


Vladmir Sibylla - Memória Empresarial. Graduado em Museologia (UNIRIO) com especializações em Sociologia Urbana (UERJ) e em Marketing (UCAM), mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT e doutorando pela UFRJ. Possui MBKM em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE/UFRJ). Atuou por mais de 10 anos na Osklen, primeiro como gerente de marketing e depois como gerente do departamento de Relações Corporativas.

Coordenação de mesa: Patricia Sant'Anna – Graduada em Ciências Sociais, mestre em Antropologia e doutora em História da Arte (Unicamp), especializada em Museologia (USP). Fundadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos de Arte, Design e Moda da Unicamp; autora de diversos capítulos de livros e artigos sobre arte, design e moda. Atua como Diretora de Pesquisa da TENDERE - Pesquisa de Tendências de Moda e Beleza (www.tendere.com.br). Professora em cursos de graduação e pós-graduação de moda.


3o. painel (06/10 - 16h00)

Design como fator de diferenciação

Convidados:

Ricardo Leite- é carioca, designer e sócio-diretor de criação da Crama Design Estratégico, atualmente uma das maiores agências de design do Brasil, com unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Realiza projetos para clientes como: Oi, Vale, Petrobras, TV Globo/GloboNews, H.Stern, Technos, AVON, Instituto Alpargatas, O Globo, entre outras. É Professor da UniverCidade - Centro Universitário do Rio de Janeiro desde 1994. Autor de livros sobre design, com destaque para: Ver é Compreender, o design como ferramenta estratégica de negócio, prêmio Jabuti 2004 como melhor livro brasileiro na categoria Comunicação e Arte.

Felipe Caprestano - Designer da Dalila Têxtil e responsável pelo blog Face Couture, endereço online onde documenta o processo criativo de sua coleção: não de roupas para usar no corpo, mas sim de couture para vestir no rosto.

Karlla Girotto - estilista e consultora de moda há mais de onze anos. Aos 24 anos lançou a marca que levava seu próprio nome e passou a desfilar suas coleções no SPFW, Fashion Rio e na Casa de Criadores por onze edições consecutivas. Também atuou junto a empresas como Ellus, Reinaldo Lourenço, Absolut Vodka, House of Erika Palomino e assinou a direção criativa para os desfiles da Animale e Cavalera. Participou e assinou editoriais de grande relevância no circuito fashion: Vogue Brasil, Elle, Nova, entre outras.

Coordenação Mesa: Cláudio Freitas de Magalhães - Graduado em Desenho Industrial (PUC/RJ), mestre e doutor em Engenharia de Produção (UFRJ). Mantém atividades e pesquisas nas áreas: design estratégico, inovação tecnológica, política governamental de design, gestão do design de moda e de jóias, empreendedorismo em design, especificação de produtos, pesquisa de tendência em design e artesanato com design. Coordenador da Pós Graduação em Design PUC/RJ.

4o. painel (06/10 - 19h00)

Identidade de Marca - marca como fator gerador de negócios



Rony Meisler - Reserva

Criou a marca carioca de moda masculina em 2003, com mais dois amigos. Largou sua carreira anterior para se dedicar à moda após obter sucesso nas primeiras roupas que foram produzidas. A Reserva passou a fazer parte da Fashion Rio logo no início, após um processo seletivo para novos estilistas.

Hoje, além de apresentar coleções na semana paulista de moda, possui 13 lojas próprias, além

da Reserva Mini. A marca também é comercializada em mais de 420 multimarcas.



Luiza Bomeny - Maria Bonita

Formada em desenho industrial com ênfase em Comunicação Visual (PUC/RJ), pós graduada em Product Management no Instituto Marangoni em Milão. Iniciou sua carreira como trainee no grupo Versace. Atualmente é consultora de marketing e estilo da marca Maria Bonita.

Coordenação Mesa: André Robic. Diretor executivo e professor do IBModa. Palestrante e consultor, especialista em tendências e comportamento do consumidor. É presidente do I-Moda e editor executivo da Revista Digital Antennaweb. Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela FEA/USP. Especializado em Comportamento do Consumidor na Moda pelo Fashion Institute of Technology, New York University. Especializado em Administração pela FGV/SP e em Marketing pela ESPM/SP. Foi executivo em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de vendas e marketing. É professor nas principais escolas brasileiras de cursos de MBA.

* programação em processo de confirmação

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