Curso desenho de moda

Curso de Desenho de Moda

Estamos na segunda aula de desenho que faz parte do curso de planejamento de coleção. Aos poucos vou postando aqui mais material e referências.

Ilustração de moda, desenho de moda, croqui e desenho técnico

Desenho de moda e croqui
Serve para visualizar as combinações entre peças da coleção e para ajudar no planejamento da coordenação de cada família (sub- estilos que dialogam, uma marca pode lançar uma coleção com diversas famílias para o mesmo público com necessidades diferentes, ou para diversificar e oferecer mais opções). O croqui ajuda a equipe (departamento de vendas, compras, marketing, etc) a enxergar a coleção como um todo.
O croqui é indispensável para a transposição de idéias relacionadas ao uso das peças desenvolvidas pelo designer, as combinações ideais, o uso de acessórios e as produções.

O desenho à mão livre é tão válido quanto o feito através de programas gráficos e softwares. Sua adoção depende do conceito e cultura da empresa.
 Esqueleto do desenho:
Serve para posicionar a postura desejada para o manequim, através de traços rápidos em linhas simples.
Após o manequim esboçado (atenção a musculatura e proporção) o designer pode compor a roupa. Ao obter a uma forma ideal é que a arte final entra, ou seja, a eliminação de traços indesejáveis, aplicação de cores, canetas para finalizar e demais detalhes.
Para não perder muito tempo o ideal é ter pronto o modelo - manequim nu, arquivados.
Já a ilustração de moda não tem compromisso com uma função, não precisa ser uma imagem clara, objetiva e que acima de tudo comunique como fazer/desenvolver/fabricar a peça. Não se trata de um desenho para destacar tipos de tecido (fluído, espesso, transparências, etc) ou cartela de cores. A ilustração de moda pode servir como decoração,  para agregar valor ao conceito da coleção ou para servir como material publicitário.



DESENHO DE MODA 

Illustration: fashion & arts


DESENHO TÉCNICO