Metier da Moda

Conceito   

 Evento de moda com a proposta de reunir estilistas, artistas, designers e pessoas interessadas no assunto. Acontecia no charmoso Caroline Café, no Jardim Botânico e contou a presença de muitos formadores de opinião e pesquisadores de moda. 


Janara Morenna foi a idealizadora e produtora do evento, que começou a partir de um sonho e aos poucos foi tomando corpo, com o apoio de pessoas, empresas e instituições que acreditaram na proposta.

O encontro acontecia em períodos não regulares, de acordo com a formação de expositores do bazar e a escolha de temas e divulgação do evento. 

Com propostas inovadoras, o foco era reunir design autoral acompanhado de música vanguarda e palestras sobre moda, arte, cultura e bem estar, tudo isso sem cobrar entrada. O objetivo era fomentar discussões e revelar talentos entre jovens estilistas e estudantes.

O Instituto Zuzu Angel, na época atrelado à Universidade Veiga de Almeida, estava conosco  junto também com as Meninas da Moda, Q Models, Cris Iannacconi (designer) e o restaurante Caroline Café.












Projeto Da Cris Iannacconi










ABAIXO: Portfólio da Cris Iannacconi (X-Lo), mestra em Design pela PUC- Rio, vale a pena confirir o trabalho dela.

Texto e imagens retirados do blog CRIS IANNACCONI


Moda nas Alturas




Cliente: O Metier da Moda foi um evento de moda com bazar, desfiles e palestras que acontecia quinzenalmente no Caroline Café, no Jardim Botânico. Produzido pela estilista Janara Morenna com apoio do Instituto Zuzu AngelUniversidade Veiga de Almeida e site Meninas da Moda.

Projeto: Material promocional para o evento Moda nas Alturas, vinculado ao Metier da Moda.

Outros: marcapapelariafilipetas.




Cliente: O Metier da Moda foi um evento de moda com bazar, desfiles e palestras que acontecia quinzenalmente no Caroline Café, no Jardim Botânico. Produzido pela estilista Janara Morenna com apoio do Instituto Zuzu AngelUniversidade Veiga de Almeida e site Meninas da Moda.
Conceito: A cada edição do Metier da Moda, a Vênus aparece com uma roupa diferente na filipeta.
Outros: marcapapelariaModa nas Alturas.


Marca Metier da Moda


Cliente: O Metier da Moda foi um evento de moda com bazar, desfiles e palestras que acontecia quinzenalmente no Caroline Café, no Jardim Botânico. Produzido pela estilista Janara Morenna com apoio do Instituto Zuzu AngelUniversidade Veiga de Almeida e site Meninas da Moda
Conceito: As iniciais do evento M+M formando a concha aberta de onde sai a Vênus, “mascote” do Metier, representam também o movimento constante e o cíclico da moda.



CLIPPING






7 de setembro de 2005
REPORTAGEM DE CAPA
MODA
CIDADE
ESPETÁCULO
COMPORTAMENTO
LAZER
OPINIÃO DO LEITOR
AS BOAS COMPRAS
CRÔNICA
COMPORTAMENTO
Bazares badalados
Bares e restaurantes fazem
da moda uma festa
Carol Zappa

Ricardo Fasanello/Strana
Roupas, música e drinques: no bazar do Galeria Café

No meio da pista de dança, araras de roupas e acessórios dividem a atenção com o DJ. Enquanto confere as novidades do mundo das tesouras, um público animado conversa no bar e até dança. A cena é cada vez mais comum no mercado da moda independente carioca. Sem opções de espaço para expor suas criações, a nova safra de estilistas vem transformando bazares em eventos badalados que unem moda, música, arte e gastronomia. Para isso, criam espaços em bares, restaurantes e cinemas. Bons preços e exclusividade dos produtos são alguns atrativos, além, claro, do entretenimento. "É uma união de forças. Ao mesmo tempo que as pessoas têm contato com um trabalho mais personalizado, podem se divertir e ouvir boa música", diz Camilla Fernandes, uma das organizadoras do !Mercado Mistureba!, que faz sua estréia no domingo (11), na Casa da Matriz. O evento reúne marcas de moda feminina como Hey Dolls! e Devassas.com, camisetas bem-humoradas da Booo, bolsas e bijuterias. A música fica por conta do DJ Túlio. "A idéia é que as pessoas curtam o dia todo. O clima é de festa", acrescenta Camila.
A fórmula já é conhecida do Galeria Café, um dos pioneiros no gênero. Há cerca de cinco anos, o clube, espécie de bar com pista de dança em Ipanema, abriga um descontraído e concorrido bazar nas tardes de domingo. "Começou de forma despretensiosa, entre amigos, e o sucesso foi tanto que passamos a fazer toda semana. Vem gente de todas as tribos, para tomar um drinque, bater papo", conta o designer Márcio Moreira, um dos organizadores. Nos bancos e balcões da casa é possível garimpar peças originais, como um casaco que vira bolsa da grife Dversa, e criações exclusivas da Favela Hype e Urbanóide. A partir das 16 horas, os DJs Binho e Miss Vader embalam o evento com música eletrônica e brasilidades.
Outros points cariocas já aderiram à tendência. No Zazá Bistrô, o Zazá Zen alia moda e gastronomia em bazares temáticos. O próximo está previsto para o fim do mês. O Caroline Café abre suas portas quinzenalmente para o Metier da Moda, com desfiles e palestras no lounge montado no restaurante. "A proposta é que pessoas interessadas no tema tenham acesso à informação por meio de quem entende do assunto", diz a estudante de moda Janara Morena, que seleciona os expositores da feira. A miscelânea acontece também no tradicional cinema Odeon, palco de um mercado bem diversificado nos primeiros sábados do mês. Ali, criações ousadas de Layana Thomaz e clássicos d'À Colecionadora se somam a brechós, sebos, rodas de samba e debates. O dia começa com um brunch especial do Ateliê Culinário e segue com a exibição de filmes. "O bom é que você vai passear e não tem a obrigação de comprar nada, mas pode acabar saindo com peças bem interessantes", diz Joana Contino, que expõe as blusas, saias e vestidos coloridíssimos de sua Filhas da Mãe no !Mercado Mistureba! e no Odeon. Definitivamente, ir às compras ficou mais divertido.

Serviço
 !MERCADO MISTUREBA! – Casa da Matriz, Rua Henrique de Novaes, 107, Botafogo,  2266-1014. Domingo (11), das 14h às 22h.
 GALERIA BAZAR – Galeria Café, Rua Teixeira de Mello, 31, lojas E/F, Ipanema,  2523-8250. Todo domingo, das 12h30 às 19h30.
 METIER DA MODA – Caroline Café, Rua J.J. Seabra, 10, Jardim Botânico,  2540-0705. Domingo (18/9 e 2/10), das 14h às 22h.
 MERCADO ODEON – Odeon BR e Praça da Cinelândia, Centro. No primeiro sábado do mês (em outubro será no segundo), das 10h às 20h.

Segunda é dia de moda no Caroline Café
Metier da Moda – Bazar e Conceito
*Da Redação
*Foto divulgação
O Caroline Café recebe pela segunda vez neste mês o “Metier da Moda”, um encontro que reúne estudantes de moda e estilistas em ascensão apresentando suas exclusivas criações. Realizado em um ambiente agradável, com muito lounge e um mini bazar, a idéia do Metier é discutir moda e conceito com aqueles que gostam e querem aprender um pouco mais do assunto.
Palestras e desfiles fazem parte do Metier, com novidades e muita informação. Os expositores, selecionados de acordo com seu “mix de produtos” e trajetória profissional, atendem aos quesitos de qualidade e exclusividade. Os desfiles são o ponto alto do evento, e a cada edição dois ou três estilistas são escolhidos para apresentar suas coleções ao público, experiência única para aqueles que entram no mercado e oportunidade de projeção.
Dia 25 de agosto a palestrante será Ale Garattoni, do “Meninas da Moda”. O tema será a diversidade de carreiras desta área. “Muitas pessoas acreditam que trabalhar no ramo limita-se a profissões dentro do estilo. Vou apresentar novos papéis, novas formações e diversas funções imprescindíveis em uma empresa do setor”, diz Garattoni, responsável pelo Núcleo de Comunicação do Meninas da Moda, que reúne profissionais com experiências distintas e complementares para oferecer informações sobre moda.
A iniciativa do Metier partiu da estudante de moda Janara Morena, com o objetivo de divulgar seu trabalho, já que as feiras de moda conhecidas ficaram cada vez mais caras e comerciais. A primeira edição do evento foi sucesso absoluto, com palestra da colunista do Jornal do Brasil Antonia Leite Barbosa e do professor Luiz Lopes, falando sobre estética e bem estar subjetivo.
Agenda:
Data: 25/07/2005 (segunda-feira)
Horários:
18h00 - Abertura do Bazar
19h30 - Palestra
21h30 - Início do desfile
Serviço:
No Rio de Janeiro o Caroline Café está localizado à rua J. J. Seabra, 10 – Jardim Botânico – tel.: (21) 2540-0705.




Natal do Metier da Moda

Comentários desativados
Share on TwitterShare on TumblrSave on DeliciousShare via email
Dia 18 de dezembro, a partir das 15h, os alunos do Instituto Zuzu Angel/Universidade Veiga de Almeida expõem suas criações no Natal do Metier da Moda. Além de oferecer bom gosto a preços acessíveis, haverá arrecadação de brinquedos, que serão doados à crianças carentes.
Durante o evento, serão realizadas também oficinas de customização, consultoria de moda, exposições de figurinos feitos a partir de materiais reciclados, além da apresentação de pequenas peças de teatro.
O local é Rua JJ Seabra, Nº10, Jardim Botânico.

Encontro Debate a Moda Sob a Magia do Cinema

Comentários desativados
Share on TwitterShare on TumblrSave on DeliciousShare via email
No próximo dia 29 de novembro, o Caroline Café do Jardim Botânico será palco de um encontro sobre moda, comportamento e cinema, durante o evento “Metier da Moda”.
A partir de 19h30, o público poderá admirar a beleza e elegância de Audrey Hepburn durante a exibição do clássico “Bonequinha de Luxo”, de Blake Edward. Após a exibição, haverá uma análise do filme com as jornalistas de moda do site www.meninasdamoda.com.br. As “meninas” prometem desvendar os mitos Audrey Hepburn e Hubert de Givenchy, contar como começou essa relação entre a atriz e o estilista e relacionar moda e cinema.
Paralelamente ao filme estará acontecendo a mostra de fotos dos figurinos dos alunos do Instituto Zuzu Angel/Universidade Veiga de Almeida (IZA/UVA) que participaram do Film Fashion 2005 em Nova York. O concurso tem por objetivo fazer com que os futuros estilistas soltem a imaginação e criem figurinos de alta-costura baseados em filmes brasileiros. Os looks ainda estão em exposição na “Big Apple”, mas nas fotos do Metier poderão ser conferidos os trabalhos baseados nos seguintes filmes: “Pelé Eterno” (2004), “Olga” (2004), “Gêmeas” (2000) e “Baile Perfumado” (1997).
O “Metier da Moda” no Caroline Café é um encontro mensal. A idéia do evento é discutir moda e conceito com aqueles que gostam e querem aprender um pouco mais sobre o assunto além de incentivar novos criadores.
O evento é idealizado e produzido por Janara Karajás, conta com o apoio da Universidade Veiga de Almeida – Instituto Zuzu Angel e com o site das meninas da moda.
Realizado em um ambiente agradável, o Metier reúne em suas edições um “mix” de exposições, louge, bazar, bate- papos, temas, convidados interessantes, e mostras. O evento tem entrada gratuita e acontece a partir de 19h na Rua J.J. Seabra, 10 – Jardim Botânico.
Metier da Moda
Dia: 29/11/2005
Local: Caroline Café (Rua J.J. Seabra, 10 – Jardim Botânico)
Horário: a partir de 19h
Entrada: gratuita
Mais informações: metierdamoda@yahoo.com.br
(21) 9346-4488

04
Departamento de Marketing21 de novembro de 2005
IZA/UVA participa do "Metier da Moda"
No dia 20 de novembro, alunos do curso superior de Moda do Instituto Zuzu Angel participaram do bazar de novos talentos, que reuniu diversos expositores em um espaço aconchegante ao som de lounge. O bazar faz parte do "Metier da Moda", evento que também acontecerá no dia 29 de novembro, no "Carolina Café" do Jardim Botânico.
Um encontro sobre moda, comportamento e cinema está programado para 29 de novembro. A partir das 19h30min, o público poderá admirar a beleza e elegância de Audrey Hepburn durante a exibição do clássico "Bonequinha de Luxo", de Blake Edwards. Após a exibição, haverá uma análise do filme com as jornalistas de moda do site www.meninasdamoda.com.br. Elas prometem desvendar os mitos Audrey Hepburn e Hubert de Givenchy, contar como começou essa relação entre a atriz e o estilista e relacionar moda e cinema.
Paralelamente ao filme acontecerá a mostra de fotos dos figurinos dos alunos do Instituto Zuzu Angel que participaram do concurso Film Fashion 2005 em Nova York, que tem o objetivo de fazer com que futuros estilistas soltem a imaginação e criem figurinos de alta-costura baseados em filmes brasileiros. Os looksainda estão em exposição na "Big Apple", mas nas fotos poderão ser conferidos os trabalhos baseados nos seguintes filmes: "Pelé Eterno" (2004), "Olga" (2004), "Gêmeas" (2000) e "Baile Perfumado" (1997).
O "Metier da Moda" acontece mensalmente e reúne estudantes de moda, profissionais da área e público interessado em moda e comportamento. O evento é idealizado e produzido por Janara Karajás e tem a coordenação das Meninas da Moda. A entrada é gratuita e o evento acontece na Rua J.J. Seabra, 10 - Jardim Botânico. Mais informações pelo telefone (21) 9346-4488 ou pelo e-mail metierdamoda@yahoo.com.br.
Voltar
Informativo Veiga Online é uma publicação semanal da Universidade Veiga de Almeida
Departamento de Marketing
Redação: Aline Granja e Gabriela Costa - Estagiária: Carla Nascimento e Juliana Guimarães
Editora de Conteúdo: Cristina Clarke
Webdesigner: Alexandra Borges e Danielle Rocha


IESA RODRIGUES
HILDEGARD ANGEL
VEJA RIO POR ANTÔNIA LEITE BARBOSA
REVISTA PROGRAMA

E DIVERSOS SITES