sábado, 8 de maio de 2010

III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade

Ótima oportunidade para quem pesquisa na área:


Os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural são questões essenciais na agenda política da sociedade, das empresas e do planeta. Nesta terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que tem entrada franca, irá promover, mais uma vez, o diálogo e a interação de temas relacionados ao entendimento da sustentabilidade. Estarão presentes nos dias 19 e 20 de maio, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental, econômico e social.

Já confirmaram a presença a guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (1992) por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas; o fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006); o idealizador do projeto Clean Up Day, Rainer Nõlvak que, em agosto de 2007, com a participação de 50 mil voluntários limpou a Estônia em apenas um dia; o escritor Leonardo Boff (adoro ele e tbm o Edgar Morin!); o rapper MV Bill; o jornalista André Trigueiro; o jovem inglês Lucian Tarnowski, empreendedor por trás do BraveNewTalent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social; o poeta GOG – Genival Oliveira Gonçalves; a pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho Tia Dag; a médica e fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, Vera Cordeiro; o cantor e compositor Seu Jorge; e Ferrez, um dos mais respeitados escritores da atualidade, entre outros palestrantes.

O objetivo do evento é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil, sobre o conceito e a prática da sustentabilidade, tendo como ponto de partida os quatro princípios da Carta da Terra: Democracia, não violência e paz; Integridade Ecológica; Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida e Justiça Social e Econômica. A expectativa da produção do Fórum é que cerca de 2,5 mil pessoas compareçam aos dois dias do evento.

— O papel da comunicação é fundamental para promover mudanças de conduta na sociedade e aproximar o discurso da prática. Para praticarmos a sustentabilidade, basta que todos pratiquem pequenas atitudes como não consumir mais do que se precisa; praticar a carona solidária, consumir produtos orgânicos; economizar água e energia, entre outros — enumera Marta Rocha, da Atitude Brasil, organizadora do Fórum.

O III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade irá oferecer, ainda, um show em homenagem aos dez anos da Carta da Terra. A apresentação conta com a participação de Seu Jorge, MV Bill, Mallu Magalhães e GOG. O Fórum será transmitido gratuitamente via internet para as universidades de fora do Rio de Janeiro, América Latina, Europa, África e Ásia, em tempo real, via webcast.

LIMPA BRASIL

Em sua terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá abordar soluções relacionadas à geração de lixo e ao destino desses resíduos no meio ambiente. Para isso, durante o evento, será lançado o projeto Limpa Brasil, que acontecerá nos próximos meses no Rio de Janeiro. A iniciativa é baseada no projeto “Let’s Do It”, idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak — que participará do Fórum — que ‘limpou’ a Estônia em um dia com a participação de cerca de 50 mil voluntários.

O objetivo do Limpa Brasil não é apenas limpar o país, mas também para a mudança da atitude da população e conscientizar todos sobre os problemas ambientais. A ideia é que o Limpa Brasil seja itinerante e atue em diferentes cidades do Brasil. O pontapé inicial do projeto será no Rio de Janeiro.



Palestrantes do III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Nesta terceira edição serão abordados temas importantes relacionados ao entendimento do conceito da sustentabilidade. Estarão presentes, de diversos lugares do mundo, pessoas das mais variadas áreas do conhecimento.



Temas a serem discutidos:

Democracia Não Violência e Paz
Responsabilidade da comunicação com relação à sociedade e o impacto das redes sociais nos novos modelos de comunicação;
Integridade Ecológica
Responsabilidade socioambiental do Brasil e soluções relacionadas à geração de lixo e seu destino.
Justiça Social Econômica.
A inclusão da base da pirâmide no sistema de consumo e como o empreendedorismo social pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades; E a preocupação da saúde como inclusão social.
Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida.
O poder da informação e do acesso de forma democrática para a mobilização do desenvolvimento sustentável.


Pessoal,

Descobri que as inscrições para professores e alunos podem ser de graça, é só preencher os campos e aguardar a resposta, quem for please contact me para formarmos um grupo e para o intercâmbio de ideias e pesquisas.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários: