Conteúdo do Curso Planejamento de Coleção
Dia: 29 de outubro 2010
Módulo I
1. Dinâmica em grupo, roteiro de aula, debate sobre percepção/imagem/ construção de identidade
2. Indumentária: história da moda em 181 slides da pré história aos dias de hoje, anos 20, Chanel e anos 60 (ênfase em slides) e confecções de pranchas com pesquisas da pré- história ao séc. XX e dos anos 10 aos 90.
3. Apresentação de conceitos de moda e teóricos/ pensadores (Lipovestky, Bauman, etc.)
4. Ciclo de moda (slides) e exercício para casa: exemplos de casos Booble up x Trickle down.
Dia 12 de novembro
Módulo II
Módulo II
1. Apresentação dos trabalhos de indumentária, discussão sobre os exemplos colhidos sobre os ciclos de moda e revisão rápida da aula anterior (slides).
2. Segmento de moda, público alvo e pesquisas:
3. Conceitos de moda, arte e comércio
4. Target
5. Segmentação de mercado/ comportamento consumidor (pesquisa de vocações regionais)
6. Exercício: painel conceitual/ambiente - público “A, B e C”
7. Posicionamento / reposicionamento de uma marca
8. Apresentação do case Granado
9. Estilo: estudo de cada um e exercício em sala: painéis em grupo com imagens selecionadas de acordo com normatizações de estilo, apresentação do trabalho e análise da função estética para um painel funcional.
10. Conceitos centrais de mkt de moda (23 slides)
11. Hierarquia de Maslow (pirâmide)
12. Necessidade e desejo
13. Demandas
14. Conceitos: produtos, troca, transação, mercado, processo de compra, inovação, público alvo, etc.
15. Marketing de moda do Charles Worth aos anos 2000 – marcas fortes, luxo e magazins (34 slides - com ilustrações).
16. Pesquisa de mercado (case Victoria Secrets)
17. Mix de moda (básico, fashion e vanguarda)/ mix de produto
18. Tabela de parâmetros, coordenação de peças para coleção, tabela de coordenação (aula 19 nov.)
19. Pesquisa de tendências (blogs, sites, revistas segmentadas, lista de blogs no meu e dicas para pesquisar – aula 19 nov.)
20. Pesquisa de tecnologias (diferencial para uma marca e coleção, ex. Santa Constança)
21. Pesquisa do tema da coleção
Dia 19 de novembro
Módulo III
Módulo III
1. Briefing x release x material publicitário (ex. projeto amendoeiras)
2. Exercício em sala e em casa: Elaboração do briefing da marca própria
3. Exercício em casa: painel conceitual baseado no briefing criado contendo: base da forma estética, inspiração ex.: arte ou indumentária, personagem que representa a marca, concorrentes, estilo, conceitos, etc.
4. Cartela de cores
5. Cartela de aviamentos
6. Cartela de textura
7. Cartela de tendência
8. Cartela de beneficiamentos (slides IMM)
9. Para fazer em casa e sala: prancha de textura, cor, tecido e aviamento (dividir material que cada uma trouxer)
Desenho
Módulo I
1. Introdução ao desenho e à ilustração de moda (slides)
2. Croqui, ilustração de moda, desenho técnico
3. Grandes ilustradores de moda e suas características
4. Desenho à mão e computadorizados (diferenças, imagens com efeitos de cada)
Módulo II
1. Materiais de desenho e pintura (slides com as marcas caras, médias e escolares)
2. Aplicação e teste com cada material (efeitos com guache, espessuras de lápis, namquim, etc.)
3. Material sobre desenho (3 textos em arquivo – CD: desenho anatômico, introdução ao desenho e começando a desenhar)
4. Slides sobre iluminação e cor (da aula de fugurino)
5. Exercício em sala: Desenho a lápis de figuras geométricas. Luz e sombra / profundidade.
6. Exercício para casa: prancha inverno/ verão com guache ou lápis de cor/ aquarela
7. Pesquisa para casa: Flickr/ Google: diferentes estilos de desenho de moda, ilustração e croqui.
8. Exercício pra casa 2: trazer do estudo rascunhos feitos com base nos estilos que mais se identificou (da pesquisa acima)
Dia 26 de novembro
Módulo IV
Módulo IV
Parâmetros da coleção
1. Quadro de parâmetros
2. Dimensionamento da Coleção por SKU
3. Dimensionamento de coleção por faturamento ideal
PESSOAL,
PERDI A FOLHA COM OS EMAILS DE VCS! FALTA EMAIL DA JULIANA, BARBARA E DANI. ME MANDEM EMAIL janaramorenna@yahoo.com.br
Bjoss e ótimo natal!
Para quem quer direcionar seus trabalhos para o ecológico/ sustentável esse livro parece bem interessante:
Esse mais futilzinho mas engraçado:
Dia 03/12/10 – 5° aula
1. Correção dos trabalhos feitos em casa
1. Correção dos exercícios de casa: Brainstorn - Briefing/ painel conceitual a partir do briefing;
2. Prancha de textura e cor (recolhemos aviamentos e tecidos);
3. Prancha cor quente e fria (quem ficou devendo);
4. Pesquisa desenho de moda (quem ficou devendo);
5. Desenho a partir do papel vegetal: rosto (fig. Peq. e média), mão e modelo;
6. Desenho colorido no papel vegetal
2. Recordamos a aula 4 (26/11)
Tabela de parâmetros, dimensão da coleção, SKU, método a partir do faturamento ideal, Brainstorn a partir dos exercícios do fichário, desenhos no vegetal etc.
Módulo V
Passo a passo das principais atividades para o planejamento de coleção/ coleção virtual:
1. Parte teórica: Conceitos da marca e da coleção; briefing, release, pesquisas, posicionamento da marca e branding, estratégias de mkt, segmentação de mercado, target, estratégia de lançamento, distribuição, e promoção e análise swot. (1- 10);
2. Pranchas: coerência com a coleção, capricho, acabamento, criatividade e apresentação (1-10);
3. Coordenação da coleção: Looks, tabelas, mix de moda/ produto, croquis, desenho técnico, ficha técnica, pesquisa de formas e modelagem (1-10)
4. Peça pronta que represente a coleção. Opções: Conceitual e comercial, roupa, customização de uma peça, acessório (1-10)
5. Apresentação: Pode utilizar como apoio: Slides, pranchas e o blog*
6. Criação de um Blog – objetivos centrais:
- Arquivar endereços/links/sites/blogs de moda, pesquisas de tendência/ marcas
- Criar uma rede – net work
- Portfólio: ajudar a divulgar seus trabalhos, produtos e buzz (idéias q se espalham rapidamente para o segmento desejado e reverberam espontaneamente)
- Arquivar textos e imagens
O blog pode ser comercial (com nome da sua empresa seja ela virtual ou real), seu nome ou um pseudônimo. Aconselho o blogspot caso precisem de ajuda minha para encontrar as ferramentas e entender o funcionamento. (1-10)
- Marca virtual: Tem que ter coerência com o projeto
- Marca real: Cuidado coma imagem já é um portfólio
- Individual: Serve mais como arquivo, também cuidado com a imagem.
Avaliação – dos critérios
A nota será somada e dividida por 6 para obtermos a média.
O método para nota será a “auto-nota” - o aluno dará a si mesmo uma nota e em comparação com os demais trabalhos.
Ideias para apresentação: Vídeo, catálogo, slides e blog. Faremos uma filmagem da apresentação para montar um vídeo que será trabalhado por uma designer para entrar no blog da aula.
3. Aula – mkt de moda/ planejamento de coleção
No quadro branco vimos:
- O processo da moda (criação, adoção, conformidade... obsolescência)
- Ciclo de vida e adoção da moda (gráfico da curva de moda de inovadores – consumidores tardios passando pelo ápice / consumo de massa)
- As modas clássicas (gráfico em curva: modismo/ modas/ clássicos)
- Ciclo de vida do produto (do lançamento/investimento, lucro, vendas e declínio)
- Mix de marketing: Preço (básico, real e ampliado/ ex. café no bar e “experiência” café Colombo no forte de Copacabana)
- Canais de distribuição: pontos de venda; saraiva, Marisa, C&A, distrib. direta e indireta (atacadista, representante, varejista e consumidores), canais múltiplos de distribuição (Hering case)
- Marca (associações, qualidade percebida e valor)
- Preços: alto, médio e baixo, objetivos do preço (ex. vestido que pode custar 100, 300 ou 600), demanda, custos, concorrentes, preço final;
“Não se vende pelo preço. Se vende o preço” - Philipe Kotler
Aula de desenho
Papel vegetal e imagens selecionadas de revistas: lápis, Lápis aquarelado e nanquim. Reprodução de rostos e modelos.
Aula dia 17 de dezembro de 2010. - PLANEJAMENTO DA AULA
1. Marketing de moda – última parte
2. Jornalismo de moda:
a. Conceitos
b. Assessoria de imprensa
c. Ferramentas para divulgar seu projeto de moda
3. Desenho técnico de moda: slides com mais de 200 modelos e exercício em sala.
4. Desenho de moda
a. Escolha do estyle do manequim que remeta a coleção/marca
b. Manequim em pé sem roupa (2 ou 3 posições)
c. Manequim em pé com as peças da coleção
d. Pintura com guache da estamparia
e. Pintura da estamparia desenvolvida no modelo
Janeiro, fevereiro e março de 2011:
1. Visita ao escritório, atelier, fábrica da Auslander
2. Visita da lavanderia (a confirmar)
3. Roteiro de SP
Em sala:
Prévia dos cursos:
1. Introdução a vitrine de moda
2. Introdução a consultoria de Moda
3. Introdução a produção de desfile
4. Introdução a produção de moda para figurino de TV
Os conteúdos acima não estão no fichário, são parte do meu cronograma para que o aluno entenda todos os vieses que podem influenciar um bom planejamento de coleção. Quem quiser aprofundar em algum desses temas sugiro que façam o curso específico.
O conteúdo do fichário será cumprido normalmente, faremos exercícios e o projeto final com prazo de entrega na última aula, em março.
PESSOAL,
PERDI A FOLHA COM OS EMAILS DE VCS! FALTA EMAIL DA JULIANA, BARBARA E DANI. ME MANDEM EMAIL janaramorenna@yahoo.com.br
Bjoss e ótimo natal!
Aula dia 17 de dezembro - AULA DADA
· Terminamos marketing de moda
· Discussão sobre os exercícios para casa
· Notícia da aula no atelier/ escritório da Auslander em janeiro
Módulo VI
· Ficha técnica
· Desenho técnico slides de mais de 100 exemplos
· Desenho técnico e explicação no quadro branco
· Representação gráfica para desenho chapado (linhas, pontilhados, elástico, rebites, mosqueado, zipper etc)
· Representação de bolsos (chapados, embutidos e folly / bicos e vistas)
· Bolsos embutidos (faca, lateral, viés, vivo etc)
Próxima aula de “pregas” adiante – terminaremos desenho técnico
Extra:
· Jornalismo de moda / assessoria de imprensa
· Slides e discussão de conceitos
· Case do Metier da Moda (portfólio)
· Case de um plano de mídia / diversos releases
Exercício para casa:
· Fazer todos os exercícios do fichário;
· Trazer o esqueleto do projeto (como vc pretende fazer, descrever/ desenhar etc):
1) Embalagem
2) Capa
3) Sumário
4) Apresentação
5) Cronograma para cada etapa da confecção
Aula dia 14 de janeiro
1. Recordando (17/12) Módulo VI
2. Desenho técnico – “pregas”
3. Esqueleto do projeto: Embalagem, capa, sumário, apresentação e cronograma para cada etapa da confecção.
2. Fashion Business: Aproveitamos o gancho para falar de feiras de moda/ indústria e as diferenças entre eventos de moda voltados para indústria, compradores (multimarcas) e público final, ex. Fashion Business x Fashion Rio.
3. Discussão sobre a temática: sustentabilidade, reciclagem, moda ecológica, eco friendly.
Módulo III –Desenho
Técnica quadrícula
Proporção usando lápis
Técnica grega (7.5 cabeças normal, 8 grega e 9, 10 ou 11 de moda)
Base feminina para desenho técnico manual (parte superior e inferior)
Base para altura das mangas
Base para altura das calças
Tipos de saias (nomes)
Exercício: Pesquisar, recortar, colar e desenhar cada tipo para incluir na apostila. (enviar apostila por email)
Em sala: pesquisa: saias – reta, americana, envelope, cintura alta e pareô.
Tipologia das calças
Tipologia dos vestidos
Exercício: Escolher 3 modelos de cada, desenhar ou colar imagens em uma prancha para anexar ao fichário.
Desenho dos decotes
Técnica do modelo vivo (slides)
Desenho do rosto humano e detalhes da face (slides e explicação)
Mão e pés (slides)
Cabelos (slides)
Exercício em sala: Copiar de revistas imagens de figuras humanas, de mãos, pés, rosto, cabelo etc. Fazer no papel vegetal e depois folha branca. Pintar com lápis aquarelado.
ATENÇÃO
ATÉ A PRÓXIMA AULA NOVIDADES AQUI
Separei uns livros na Saraiva interessantes - esse é de desenho técnico, ou melhor Deseño porque é em espanhol.
Para quem quer direcionar seus trabalhos para o ecológico/ sustentável esse livro parece bem interessante:
Esse mais futilzinho mas engraçado:
Esse site permite que vocês possam montar seus looks conforme lhes convenha:
Imagens do Fashion Business - janeiro/ 2011
Mais uma vez fala-se de lixo, sustentabilidade na moda e o tom é em protesto-arte:
O pessoal do Senac mostra o antes e depois dos Croquis de moda, incentivo pra quem acha que não leva jeito...
Ecologia e Tecnologia com apoio de grandes marcas que se apropriam dos temas em alta tornando-os mais gancho de mídia e modismos, ou seja, mais consumo.
Pelo menos surgem novas ideias da indústria, ideias caras mas que aos poucos vão criando concorrentes que acabam por equilibrar o preço. A demanda é fundamental, nesse caso quanto mais falarmos de atitude ecológica na moda mais alimentaremos a indústria, mais incentivos eles receberão para produzir como as empresas abaixo (Eco Simple, Pano Digital e Denovo). O stand foi feito pelo pessoal do bambú da empresa que saiu da PUC- Rio.
Começa assim, as malhas/ tecidos são separados por cor/ pigmento e depois transformados nessa matéria (fibra) que logo se tornará outro tecido. Quando separado por cor não há necessidade de tingimento.
União estável: Tecido reciclado e estampa digital, o representante jurou que os resíduos das tintas são tratados antes de irem pro esgoto!
Sapatos ecológicos, mas não vale acumular muitos pares!
Ideias que renovam
Sim, é um computador tranformado em vaso...
Cartela de cores, tendências, tecidos, aviamentos etc:
Agendas do jeito que você quer, tem ecológica (papel reciclado)
Flashes sempre disputados
Pós desfile: hora do net work
Terceiro Setor marcou presença com alguns poucos stands num cantinho do evento
Saco plástico de supermercado vira esse crochê:
Sala de imprensa fresquinha....
Vitrine white
Vitrine green
Efeitos especiais em 3d
Belo job do Felipe Eiras como curador das peças em Moulage
Bye
Mais uma vez fala-se de lixo, sustentabilidade na moda e o tom é em protesto-arte:
O pessoal do Senac mostra o antes e depois dos Croquis de moda, incentivo pra quem acha que não leva jeito...
Ecologia e Tecnologia com apoio de grandes marcas que se apropriam dos temas em alta tornando-os mais gancho de mídia e modismos, ou seja, mais consumo.
Pelo menos surgem novas ideias da indústria, ideias caras mas que aos poucos vão criando concorrentes que acabam por equilibrar o preço. A demanda é fundamental, nesse caso quanto mais falarmos de atitude ecológica na moda mais alimentaremos a indústria, mais incentivos eles receberão para produzir como as empresas abaixo (Eco Simple, Pano Digital e Denovo). O stand foi feito pelo pessoal do bambú da empresa que saiu da PUC- Rio.
Começa assim, as malhas/ tecidos são separados por cor/ pigmento e depois transformados nessa matéria (fibra) que logo se tornará outro tecido. Quando separado por cor não há necessidade de tingimento.
União estável: Tecido reciclado e estampa digital, o representante jurou que os resíduos das tintas são tratados antes de irem pro esgoto!
Sapatos ecológicos, mas não vale acumular muitos pares!
Ideias que renovam
Sim, é um computador tranformado em vaso...
Cartela de cores, tendências, tecidos, aviamentos etc:
Agendas do jeito que você quer, tem ecológica (papel reciclado)
Desfile Ágatha
Flashes sempre disputados
Pós desfile: hora do net work
Terceiro Setor marcou presença com alguns poucos stands num cantinho do evento
Saco plástico de supermercado vira esse crochê:
Sala de imprensa fresquinha....
Vitrine white
Vitrine green
Efeitos especiais em 3d
Belo job do Felipe Eiras como curador das peças em Moulage
Bye